L O A D I N G
blog banner
despigmentacao_remocao

Despigmentação ou remoção de tatuagem a laser, funciona mesmo?

A tatuagem é uma arte cada vez mais generalizada. O número de pessoas tatuadas aumentaram nos últimos anos. Contudo, verifica-se também que muitas pessoas se arrependem das tatuagens que fazem e, por isso, procuram formas de removê-las. São vários os motivos que levam ao arrependimento, entre eles: motivos profissionais, ter a tatuagem muito exposta, insatisfação com o desenho ou com a sua cor, perda de significado.

Ao longo da história, foram utilizadas várias técnicas para remover tatuagens. Conhecidas como: dermoabrasão, onde se faz uma raspagem da pele com um tipo de lixa; a cauterização, que destrói o tecido da pele através do calor; a cirurgia plástica, que remove a parte da pele onde está a tatuagem, deixando cicatriz.

Atualmente, o procedimento mais utilizado e com os melhores resultados é a remoção a laser ou despigmentação, que consiste em quebrar o pigmento da tatuagem em fragmentos menores para que possam ser expulsos através do sistema linfático. Este procedimento é feito em várias sessões que vão clareando a tatuagem aos poucos, até todo o pigmento desaparecer.

O desenho desaparece na totalidade?
A remoção completa da tatuagem vai depender de vários fatores, entre eles: a qualidade da tinta, a idade da tatuagem e a sua cor. Por exemplo, tatuagem coloridas são mais difíceis de remover. Nestes casos é preciso mais tempo e mais sessões. Contudo, em algumas situações pode mesmo não ser possível remover completamente a tatuagem.

Quanto tempo demora o processo de remoção?
A duração de cada sessão vai depender do tamanho da tatuagem. Normalmente, cada sessão demora entre dez e vinte minutos. Para remover completamente a tatuagem geralmente são necessárias entre seis e quinze sessões, com intervalos médios de um mês.

A parte do corpo afeta a eficácia da remoção?
O trabalho para retirar uma tatuagem é igual, independentemente da parte do corpo. No entanto, o que afeta a eficácia da remoção é a profundidade a que a tatuagem foi feita. Sendo assim, tatuagens feitas em camadas da pele mais profundas demoram mais tempo para sair, podendo mesmo não ser possível removê-las completamente.

A cor da tatuagem afeta a eficácia da remoção?
A cor é o fator que mais influencia a remoção de uma tatuagem. Estranhamente, tatuagens feitas com preto e tons escuros de castanho, azul, verde e vermelho são mais fáceis de tirar. Em contrapartida, verifica-se uma grande dificuldade na remoção de tatuagens com pigmentos mais claros, como amarelo e laranja.

A remoção é muito dolorosa?
O processo é um pouco doloroso, tendo em conta que cada disparo parece um pequeno choque. A intensidade da dor dependerá do local onde a tatuagem está localizada e do seu tamanho. Mas existem formas de amenizar a dor, como cremes anestésicos ou a aplicação de bolsas de gelo antes e durante o tratamento.

É possível fazer uma nova tatuagem no local onde uma foi removida?
Sim, é possível fazer uma nova tatuagem no local onde o laser foi aplicado. Essa acaba por ser uma boa solução para situações em que a remoção não consegue apagar o desenho completamente. Mas atenção! A decisão de fazer uma nova tatuagem deve ser bem pensada para não haver novos arrependimentos, pois a pele não foi feita para pôr e tirar tinta sucessivamente.

Apesar das possibilidades de remoção que existem atualmente, deve sempre partir-se do princípio de que a tatuagem é algo definitivo. Por isso, é preciso ter cuidado na escolha do tatuador e do estúdio de tatuagem. A Arttu te ajuda a fazer uma escolha acertada para que não haja arrependimento. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *