L O A D I N G
blog banner
materiais_tatuagem

Materiais usados na tatuagem

Ser uma arte praticada em massa, e de longa existência, permite que dentro do ramo da tatuagem exista um elevado número de estilos, procedimentos, técnicas e materiais… 

Embora a abordagem seja diferente mediante o local do mundo ou cultura, mantém-se o mesmo objetivo: marcar a pele com tinta de forma permanente. Para tal, necessita- se de um objeto suficientemente pontiagudo para perfurar a pele, pigmento, uma fonte de energia (eletricidade; força humana), e algo cicatrizante. 

A forma de tatuagem praticada atualmente engloba, no mínimo, o uso de uma máquina elétrica ligada a uma fonte de energia, agulhas esterilizadas e descartáveis, película para a proteção de superfícies, recipientes, pigmentos e vaselina. Não menos importante, há que mencionar também que o tatuador deve utilizar luvas e máscara descartáveis, e se preferível, um avental de forma a proteger a roupa de eventuais contatos com pigmentos fortes. Também é necessário que a tatuagem seja feita num ambiente limpo e próprio para esse propósito, com água, papel, álcool, sabão, um recipiente para agulhas e outro para lixo tóxico. 

Não obstante, é também importante mencionar que o seu tatuador deverá oferecer um termo de responsabilidade para assinar. 

Embora pareça algo simples, na verdade, esta prática consegue envolver muito material, que também pode mudar mediante o artista em questão. O tatuador, em sua maioria, utiliza máquinas de bobine, rotativa, pneumáticas ou as chamadas “ink pen”. O tipo de máquina influencia que haja alterações em alguns dos restantes materiais: ao contrário das máquinas rotativas e de bobine, a caneta não utiliza uma haste, mas sim tips, que consistem em encaixes descartáveis com agulha soldada e um sistema que permite perfurar a pele da forma mais silenciosa possível. Este aspeto elimina materiais que são usados com a máquina de bobina, como as agulhas, a haste, o mamilo, a biqueira e os elásticos. 

Embora haja um número elevado de materiais necessários e imprescindíveis para uma prática segura, há sempre diferenças mediante o local onde irá realizar a tatuagem. Ou seja, embora haja tatuadores que prefiram utilizar óleo de coco para hidratar a área da tatuagem, e cicatrização, há também um uso constante de vaselina para o mesmo propósito. 

Não categorizando, há também que relembrar que a tatuagem moderna não é a única praticada, pelo que também não é a única forma de tatuar. 

Entre a tatuagem Samoana, a agulha é feita com casca de tartaruga, prendida a uma cana. Há também um recipiente para um pigmento, e um objeto para impor força e equilíbrio na agulha. O material que entra em contato com a pele é em forma de pente, e é empurrado por um pedaço de madeira, que é batido no cabo. Este processo é mais doloroso e tem uma maior duração que a tatuagem moderna. No final, para promover a cicatrização, é utilizada uma solução de óleo de coco e outros materiais orgânicos. Ao final do processo, ocorre uma celebração devido à importância que o povo oferece a quem consegue ser forte o suficiente para realizar um design tradicional até ao final. 

Como podemos ver, dependendo do local do mundo onde estamos, ou mesmo o estúdio onde queremos realizar a nossa tatuagem, o material utilizado pode mudar bastante. Entretanto, isso não significa que não devemos ter atenção à segurança… Ao ser tatuado, é preciso sempre verificar se a agulha que será utilizada é de uso único, foi removida da embalagem no momento, ou que foi desinfetada e colocada em autoclave. 

Além do mais, devemos nos proteger em termo dos materiais presentes na tinta que está a ser inserida no nosso corpo, assim como das condições de higiene do local onde iremos realizar a tatuagem. 

Esperamos que este artigo seja útil para si, e que seja uma ajuda que permita a procura de tatuadores de confiança, assim como também possa permitir que se sinta mais seguro, uma vez que já se informou acerca de particularidades relevantes da tatuagem e seus materiais.

Conte com a Arttu para encontrar um tatuador de confiança. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *